top of page

Top 10 - melhores criações quarentena COVID!

  • Foto do escritor: Bigas
    Bigas
  • 13 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de fev. de 2021

Começo por escrever a pensar em tudo o que vai permanecer nas nossas vidas e registado para a história, um ano de 2020, cuja propagação de um vírus do oriente para o ocidente foi paralisando o mundo, mudou o rumo dos acontecimentos, ajusta a vida de milhões de pessoas, numa realidade só vista ainda em filmes norte americanos onde os heróis também desse país, salvam a humanidade. Mas aquilo que se passa é a capacidade destes heróis, invisíveis, em vários países, trabalharem com especial atenção para preservar a vida e a daqueles que estão a tratar colocando em risco a sua própria vida e a daqueles que lhes são próximos. Estes heróis conservam a nossa esperança, plasmada num slogan que as crianças repetem indefinidamente mas com um sorriso que transmite a vida e a força para travar uma luta sem precedentes considerando os tempos actuais e os níveis tecnológicos da humanidade. Mas, para o bem e para o mal, somos muito criativos, marcamos estes momentos em movimentos de solidariedade, movimentos de apoio, reforço, imagens que vão ficar na retina para sempre nesta época conturbada. Biotecnologias que tanto descobrem e descodificam a sequência genética do genoma humano como a de um vírus alojado nas células, mas que colocam também em causa a capacidade de interferir no frágil equilíbrio dos ecossistemas onde nós teimamos em entrar e explorar quase sem piedade.


Mas por outro lado forçam a capacidade de adaptação, momentos de humor, capazes de mostrar tudo aquilo que nos parece menos razoável e neste caso, partilho aqui os grandes momentos dos criadores portugueses. Parabéns! conseguem colocar quem esteja em quarentena a pensar, sorrir e deixar estes momentos para a posteridade.

O Top 10 das melhores criações - Época de Quarentena:

10º lugar - Got Talent - Directora Geral de Saúde!


Entre muitas conferências, esclarecimentos trabalho quase esgotante, a capacidade de encontrar talento no manuseamento de uma simples garrafa de água é algo surpreendente, bem haja Graça Freitas

9 º lugar - Improvisos de Quarentena Ainda que se esteja refém desta situação, conseguimos acomodar a tragédia e a boa disposição quase de modo esquizofrénico. Entre passeios higiénicos e passeios pelas redes sociais aprendemos a conviver com uma situação que paralisou o planeta. Ainda assim, amortizamos a nossa dívida ambiental, com juros e correcção monetária já que vivemos de um crédito de exploração de recursos naturais do planeta terra!



8 º lugar - E quando sairmos da Quarentena? Mas o tempo de quaresma assenta que nem uma luva, a Páscoa tem um sabor diferente, comemos um folar sem sentir o sabor da aldeia, da família e da fé das celebrações pascais, fazendo-nos pensar nos tempos de Páscoa livres de pandemias.




7º lugar - O uso correto de mascaras e outros equipamentos de protecção:


A obrigatoriedade ou a recomendação de uso de máscaras deve ser observado, mas não se esqueçam que são para usar, mesmo quando estas são incómodas nos momentos em que deveriam servir de barreira.


6º lugar - As novas Imagens de Marcas


Alguns slogans e imagens de marca como forma de comunicação que se aplicam muito bem ao novo quotidiano!








5 º lugar - Abstinência de substâncias estupefacientes.

Estupefacientes e álcool, duas das opções para esquecer qualquer problema desta equação para algumas cabeças menos resilientes, escasseiam no mercado tanto pela proibição de festas e festivais e arruadas como pelos tempos de confinamento que agora mostram a fragilidade da sociedade e das suas relações com dependências e comportamentos aditivos. E quem segura estas pessoas fechadas em casa ou após o desconfinamento quem é que as impede de fazer uma bela festa... na praia porque os bares estão fechados,




4º lugar - Passatempos caseiros...para ficar em casa


Entre uns Jogos no telemóvel e de computador, os mais clássicos são sem duvida os melhores para percebermos como podemos ser "comidos" por este Virús!




3º lugar - tele-trabalho e os diverso contratempos


Num espaço de intimidade e confinamento, o teletrabalho expõe os hábitos caseiros de cada um, expondo com sons e ruídos de fundo interessantes, brincadeiras de crianças, animais e alguns desentendimentos caseiros que passam para além das 4 paredes e entram em velocidade 4G nas casas uns dos outros, ouvindo-se o que não era necessário e por vezes falhando quando era necessário!



2º lugar - O desconfinamento, As apertadas regras de higiene nos espaços comerciais.


Nem tanto ao mar nem tanto à terra, após um período mais ou menos longo de confinamento, os governantes tiveram de abrir a economia, sujeito a um conjunto apertado de regras em nome da segurança de todos, mas não deixa de ser curioso a forma como uns passam logo ao estado de euforia e outros ao exagero circunstancial como é o caso da nossa nova realidade.




1º lugar - Vai ficar Tudo Bem!


A música "Vai Ficar Tudo Bem" é a música de esperança em tempos de pandemia que está a correr Mundo. É maioritariamente cantada em inglês e conta com cartazes que dizem que vai "correr tudo bem" em diferentes línguas. A força da criatividade em tempos difíceis, mas que nos renovam a esperança






Comments


bottom of page