Madeira
- Bigas
- 18 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2020
A Madeira foi descoberta por marinheiros portugueses em 1418. João Gonçalves Zarco foi o comandante da expedição que, ao serviço do Infante D.Henrique, "descobriu" o Porto Santo em 1418 e a Madeira em 1419. Nesta viagem foram companheiros de Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo.
Apesar do Porto Santo ter sido descoberto antes da Madeira, a verdade é que foi esta a primeira das ilhas a ser povoada, isto porque a primeira tentativa de povoar o Porto Santo não resultou devido à aridez do solo.
O arquipélago é constituído pela ilha principal da Madeira, a ilha paradisíaca do madeirense Porto Santo, e pelo par de ilhas desertas chamadas Selvagens e Desertas.
A Ilha da Madeira, a maior do grupo da ilha, tem 57 quilómetros de comprimento e tem mais de 150 quilómetros de costa. Localizado na ilha, o Funchal é a maior cidade e capital da Região Autónoma da Madeira, com uma população de pouco mais de 100.000 pessoas.
Ao contrário do verde da Madeira, o Porto Santo, chamado de "Ilha Dourada", tem pouca vegetação, mas a sua praia de 9 km e o seu clima moderado fazem dele um grande atractivo turístico para quem procura tranquilidade, se não desolação, na Europa. A maior parte da população do Porto Santo vive na Vila Baleira, onde pode visitar um museu de Cristóvão Colombo na casa supostamente ocupada pelo famoso explorador. No entanto, o resto da ilha oferece amplas aventuras ao ar livre que vale a pena descobrir também.

As incríveis paisagens da ilha, misturam uma forte intervenção do homem com a enorme força da natureza montanhosa da ilha, ficando-se com a sensação que a natureza desafia o homem e o homem enfrenta com ligeireza as dificuldades do terreno. Quando se sobe a cada um dos picos da ilha, Pico Ruivo, pico do areeiro ou ao Paul da serra, ficamos com imagens de perder a respiração, escarpas rochosas de invulgar beleza, rodeadas por um manto de nuvens que tentam ultrapassar os rochedos montanhosos, salpicados pelo surpreendente casario que surge em todas a paisagem, mesmo nos sítios mais incríveis.
Algumas Sugestões para quem se desloca à Madeira:
Monte - Visite a Igreja o Jardim e conheça os típicos carrinhos do Monte
CR7 - Museu do Cristiano Ronaldo exibe os troféus do "melhor do mundo" com muito brilho.
Gastronomia:
as espetadas em pau de louro onde recomendo o restaurante Santo António no Estreito de Câmara de Lobo.
No Funchal, a Fábrica de Santo António é uma sugestão para quem gosta do Bolo de Mel e outras iguarias de mel e açúcar de cana, para além de umas inovações que agora apresentam. O peixe espada e o atum, aparece em todas a ementas dos restaurantes tradicionais
No que respeita a locais de interesse:
Faial, Praia com um conjunto rochoso basáltico, geologicament…